quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ponte da Vida


Uma companhia de seguros aliou-se ao governo da Coreia do Sul para começar uma campanha publicitária específica, numa das pontes mais importantes de Seul, a capital, que, assim, transformou-se de ponte da morte em ponte da vida.
A Coreia do Sul é um dos países com maior taxa de suicídio do mundo, e a Ponte Mapo registrava média de vinte e uma mortes por ano.
Para solucionar o grave problema, o governo estudava duas alternativas: construir um muro ou fechar a ponte.
Até que surgiu uma terceira alternativa: realizar uma campanha publicitária a favor da vida, de tal modo que mensagens fizessem com que as pessoas pensassem duas vezes, antes de tomarem a medida extrema do suicídio.
A Companhia Corretora de Seguros criou parceria com publicitários, psicólogos e ativistas de prevenção ao suicídio, para que frases inspiradoras fossem criadas.
Na sequência, painéis luminosos de led com sensores foram instalados ao longo de mais de dois quilômetros, fazendo com que eles acendam, conforme os transeuntes caminham pela ponte, possibilitando que as pessoas leiam frases como:
Vá ver as pessoas de quem você sente saudade.
Os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir.
Como você gostaria de ser lembrado?
A campanha teve início em setembro de 2012. Até dezembro do mesmo ano, ou seja, no período de três meses, a taxa de suicídio na ponte diminuiu 85%, merecendo a campanha premiação especial do conhecido Festival Internacional de Cinema de Cannes.
*   *   *
Embora a campanha possa ter, inclusive, um viés comercial, como afirmam alguns, considerando o envolvimento de uma corretora de seguros, o que ressalta é o efeito: muitas mortes voluntárias foram evitadas.
E isso é o que mais importa: a demonstração de que um ser humano se preocupa com outro ser humano, seu irmão.
O suicídio é dos mais graves delitos que o ser humano possa praticar. Diz, com sua atitude, que despreza a vida que a Divindade lhe conferiu e joga fora a oportunidade de crescimento individual.
Insurge-se contra o Criador Supremo, cortando, de forma voluntária, o fio da existência.
Se você está a ponto de atentar contra a própria vida, pense um pouco: O que está acontecendo que o faz alimentar esse desejo?
*   *   *
Se você perdeu o amor, o emprego, uma oportunidade preciosa, pense que nada melhor do que aguardar um pouco mais, porque tudo passa.
O escuro painel da desesperança que hoje sombreia as suas horas, logo mais se dissipará.
Pense que após a escuridão da noite, sempre surge a gargalhada da esplendorosa madrugada. E, logo mais, o sol, as cores.
Portanto, deixe que as horas da noite se escoem, aguarde a madrugada risonha e se permita viver o alvorecer de um novo dia.
Tudo se modifica rapidamente: o clima, as situações, as dificuldades, os problemas.
Aguarde o amanhã, confiante. Não abandone a vida hoje. A esperança se encontra à janela, sorridente, aguardando seu olhar.
Pense nisso. A vida, por mais rude, merece ser vivida em plenitude, dádiva do Pai amoroso e bom.

Redação do Momento Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seu comentário, ficamos felizes com suas contribuições.