domingo, 27 de outubro de 2013

Pedagogia do Compromisso


Tenho percebido que as pessoas já possuem um discurso pronto quando se trata de educação e, na maioria das vezes, é um discurso negativo. A impressão externada é que aquilo foi implantado dentro delas. O ser educador é todo ser humano, pois toda nossa atitude, até a mais simples, torna-se um exemplo a quem nos cerca. Pais, filhos, avós, vendedores, artistas, políticos e esportistas transformam-se em seres que contribuem muito para a formação de crianças e jovens brasileiros. São, portanto, educadores mesmo sem perceberem e, por isso, acabam confiando essa tarefa apenas aos profissionais de educação, que recebem da sociedade a dura, mas prazerosa tarefa de educar.

Ao perceber o conhecimento como um objeto de transformação política e social, todo profissional e cidadão comprometido com a melhoria desse país, pode adotar uma postura de semeador, um semeador de idéias capaz de criar novos caminhos para a educação no Brasil. Com essa proposta, temos a possibilidade de ampliar o horizonte de todos aqueles que trabalham e desenvolvem, qualquer que seja a atividade, nessa grande escola chamada Planeta Terra.

Infelizmente estamos sendo cometidos por uma avalanche de reportagens mostrando a desvalorização do professor, violências nas escolas e a baixa procura pelos cursos de Licenciatura. Uma pena, porque a mais bela das profissões - que pode ser encarada como missão, porque ser professor é profissão, mas ser educador é ir além – deveria ser uma das mais valorizadas por qualquer país. Todos nós tivemos ou temos um professor em nossas vidas. O conhecimento e o acesso a cultura que esses profissionais proporcionam garantem uma evolução moral, intelectual e social dos indivíduos envolvidos nesse processo. Só não passaram pela escola aqueles que morreram e, criando uma metáfora, morrem em vida também aqueles que não passaram por ela, pois deixaram de ver um mundo mais colorido e mais amplo em todas as formas.

Reclamar não acrescenta nada, é necessário agir e ser um objeto transformador. As pessoas, quanto mais conhecem, mais produzem saberes, mais conhecem a si mesmas. Tornam-se ainda mais belas quando transmitem esse conhecimento, quando permitem também que o outro conheça um pouco daquilo que sabe. Não valorizar aqueles que se dedicam a atividade de ensinar e educar, é não valorizar o mundo onde estão inseridos.

Prof. William Sanches 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seu comentário, ficamos felizes com suas contribuições.